26 de setembro de 2012

OP ART na Alcide

Alunos-artistas das turmas 1903 e 1904 estarão nos próximos meses
envolvidos com a OP ART.
Vamos dar uma pincelada rápida a que isso se refere?







OP ART 



     Movimento da arte abstrata que se desenvolveu na década de 1960. 
     A OP ART (abreviatura de OPTICAL ART, “ARTE ÓPTICA”) explora a falibilidade do olho humano. O artista joga com o espectador, criando imagens que parecem vibrar. Embora a obra de arte em si seja estática, as formas e cores utilizadas provocam uma ilusão óptica de movimento. 
     Pesquisas no campo visual, exploradas no séc. XX passam pelo Cubismo, por Mondrian, pelo construtivismo chegando a pesquisas visuais-cinéticas e à Op-Art. 
     Muitos pintores ao longo da história se empenharam em realizar ilusões óticas. Os artistas durante o Renascimento experimentaram fazer da pintura de superfície lisa brotar uma imagem tridimensional. Também receberam grande inspiração dos Pós-Impressionistas quando esses criaram um estilo da pintura chamado Pontilhismo, formado por minúsculos pontos que quando olhados a certa distância, revela a imagem misturando suas próprias cores, assim como é o processo das impressoras atuais. Em certo sentido, os pontos parecem fundir-se formando uma cor diferente, uma ilusão ótica. Os artistas “OP ART” usaram eventualmente estes mesmos princípios ao demonstrar os contrastes entre o branco e o preto. 
     Os antecedentes imediatos dessa corrente são movimentos de vanguarda, como o Cubismo e o Abstracionismo, que empregavam efeitos visuais e técnicas de composição semelhantes. 
     Um dos mais brilhantes representantes da OP ART foi Victor Vasarely, que a partir de 1952 passou a criar diferentes estruturas cinéticas em preto e branco. O artista partia de figuras geométricas de tamanhos diversos, sobretudo o cubo, que combinava com cores chapadas para obter o efeito de tridimensionalidade. Alexander Calder, outro artista da OP ART, criou móbiles associando os retângulos coloridos das relas de Mondrian à ideia do movimento. 
     Como principais características da OP ART temos: confusão entre figura e fundo, ilusão de movimento, profundidade, uso de cores repetitivas e contrastantes, formas abstratas criadas de forma sistemática e aplicações. Envolvendo o estudo da percepção, os artistas usam formas geométricas como tema em seus trabalhos.

Um comentário: