Com As Senhoritas de Avignon inicia-se não somente o Cubismo,
mas toda a revolução artística do século XX.
Esta obra de Picasso anunciou uma nova era na história da arte.
Continua sendo um dos mais importantes documentos da arte
produzido no século XX.
Enquanto trabalhava na tela, Picasso entrou em contato com a escultura africana.
O rosto como máscara na extrema esquerda, e, sobretudo,
os rostos violentamente distorcidos e retalhados das duas figuras da direita
são resultado do impacto que essa escultura exerceu sobre ele.
Em três dos cinco rostos da tela vemos um artifício:
os olhos estão de frente e os narizes de perfil.
Não é uma simples estilização,
mas algo diferente que se processa ali, mais conceitual:
as coisas são dissociadas para satisfazer uma exigência da mente.
estilos absolutamente diferentes dentro da mesma imagem:
as três mulheres à esquerda têm os rostos moldados
segundo antigas esculturas ibéricas,
enquanto os traços das outras provêm de máscaras tribais africanas.
Esta experiência com a arte negra sem dúvida
incitou Picasso a estilizar as formas naturais,
até atingir algo apenas sonhado por Cézanne,
uma geometrização rigorosa, e por fim, uma deformação radical.
Alguns alunos da turma 1903 e suas releituras dessa obra de Pablo Picasso:
As senhoritas de Avignon.
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