17 de junho de 2012

Enquadrando o CUBISMO


CUBISMO 

O Cubismo encontra suas fontes primeiras na obra de Paul Cézanne - e em sua forma de construção de espaços por meio de volumes e da decomposição de planos - e também na arte africana, máscaras, fotografias e objetos. Estes objetos eram representados como se estivessem abertos, com todos os seus lados no plano frontal em relação ao observador. Essa decomposição significou o abandono da intenção de representá-los em perspectiva e em três dimensões: altura, largura e profundidade.

O pintor cubista tenta representar essas três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

Com o tempo o Cubismo evoluiu de modos diferentes até chegar a um ponto em que se tornou impossível reconhecer qualquer figura retratada. Essa tendência está presente, por exemplo, em obras produzidas entre 1908-1911 por Pablo Picasso (1881-1973)e Georges Braque(1882-1963).

Picasso viveu 92 anos e como começou a pintar muito jovem, seu trabalho passou por diversas fases. São famosas a FASE AZUL (1901-1904), em que representou a tristeza e a melancolia dos mais pobres, e a FASE ROSA(1905-1907), em que pintou acrobatas e arlequins. No período de 1906-1907 entrou em contato com a arte africana e voltou-se para o Cubismo. 
O Cubismo pode ser considerado uma das principais fontes da arte abstrata e suas pesquisas encontram adeptos no mundo todo. No Brasil, influências do cubismo podem ser observadas em parte dos artistas reunidos no modernismo de 1922, em alguns trabalhos de Vicente do Rego Monteiro, Antonio Gomide e sobretudo na obra de Tarsila do Amaral.

Um comentário:

  1. Melissa3/10/12

    Muito legal a materia. Não é escassa de informações, mais tambem não é muito "florida", ou comprida...
    Enfim, gostei do blog. Vou começar a visita-lo mais vezes.

    Atenciosamente Melissa.

    Ps.:(Não liguem para meu comentario meio formal. É que quando vi a pagina sem nenhum comentario fiquei indignada. Então resolvi postar alguma coisa.)

    ResponderExcluir