23 de abril de 2012

Concurso RIOEDUCA



Os interessados deverão enviar um cartaz ilustrativo temático
 sobre um desses projetos: 
Escola 3.0 , Rioeduca, Educopédia, Educoteca ou Educomundo.
As ilustrações deverão ser enviadas para o email
nota10@rioeduca.net
com o título I Concurso de Ilustrações Rioeduca,
em arquivo anexo em um destes formatos:
JPG, WORD, PAINT, PPT ou COREL.




I CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES RIOEDUCA
REGULAMENTO

CAPÍTULO I – Da Promoção e Realização

Art. 1. A Secretaria Municipal de Educação, a Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais e o Portal Rioeduca.net promovem o I Concurso de Ilustrações Rioeduca, nas modalidades aluno, educador e ilustrador.

Art. 2. O I Concurso de Ilustrações Rioeduca tem como objetivo estimular a produção artística de nossos(as)alunos, educadores(as) da rede e ilustradores diversos (funcionários(as) ou não de nossas escolas).

CAPÍTULO II – Da Participação nas Três Modalidades

Art. 1. O I Concurso de Ilustrações Rioeduca, modalidade Aluno(a), será restrito aos(às) alunos(as) matriculados(as) em qualquer Unidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em qualquer seriação ou faixa etária.

Art. 2. O I Concurso de Ilustrações Rioeduca, modalidade Educador(a), será restrito aos(às) educadores(as) em pleno exercício da sua função na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, incluindo nessa modalidade os(as) Agentes Auxiliares de Creche.

Art. 3. O I Concurso de Ilustrações Rioeduca, modalidade Ilustrador, será aberto ao público de uma forma geral.

Art. 4. Para efeito de participação, os(as) interessados(as) de qualquer modalidade deverão enviar um cartaz ilustrativotemático sobre um destes projetos: Escola 3.0, Rioeduca, Educopédia, Educoteca ou Educomundo.

§ 1º. As ilustrações deverão ser enviadas para o e-mail nota10@rioeduca.net, com o título I Concurso de Ilustrações Rioeduca em arquivo anexo em um destes formatos: JPG, Word, Paint, PPT ou Corel.

§ 2º. No mesmo e-mail enviado, deverão ser anexados:o formulário de inscrição que consta do Anexo Idevidamente preenchido; a autorização que consta do Anexo II devidamente preenchida, assinada e escaneada;
§ 3º. O resumo dos projetos temáticos deste concurso encontra-se no Anexo III a este regulamento.


Art. 5. Cada participante poderá enviar quantos trabalhos queira, para todos os temas, inclusive, desde que, para cada um deles, um novo email seja enviado nos mesmos padrões citados no Artigo 3, § 2º.

Art. 6. Não poderão concorrer ao I Concurso de Ilustrações Rioeduca nenhuma pessoa envolvida na administração direta de qualquer um dos projetos temáticos citados no art. 4.


CAPÍTULO III - Dos prazos para o I Concurso de Ilustrações Rioeduca

  1. Do envio de email com a ilustração e Anexos I e II: de 10 de março até 30 de maio de 2012.
  2. Da publicação de todos os trabalhos em blogs específicos a serem criados unicamente para este fim: dia 10 de junho de 2012.
III.    Do período de avaliação popular: de 10 até 31 de junho de 2012.


CAPÍTULO IV – Da publicação e seleção das ilustrações

Parágrafo Único: os participantes do concurso declaram e endossam com o preenchimento do Anexo II deste Regulamento, serem de sua autoria as ilustrações encaminhadas ao concurso e que as mesmas não constituem plágios de espécie alguma; ao mesmo tempo permitem sua reprodução por parte da Secretaria Municipal de Educação, sem quaisquer ônus para esta, para qualquer tipo de publicação, desde que com a referência ao nome do autor e sem fins lucrativos, dentro do que rege a Lei dos Direitos Autorais (Lei 9610/1998, capítulo IV, art. 46).


CAPÍTULO V – Da Avaliação Popular

Art. 1. Todos os trabalhos serão publicados em três blogs específicos, criados para essa finalidade. Cada arte terá o nome de(a) seu(sua) autor(a), acompanhado dos dados de identificação pessoal preenchidos no Anexo I.

Art. 2. Cada arte terá um botão de “curtir”.

Art. 3. Os cinco trabalhos mais curtidos de cada modalidade, referentes a cada um dos temas até o término do dia 31 de junho de 2012, serão premiados.



CAPÍTULO VI– Da Premiação

Art. 1. Serão, ao todo, quinze vencedores, premiados com um Ipad:

  1. um(a) autor(a) de cada modalidade, cuja ilustração seja sobre o tema: Educopédia,
  2. um(a) autor(a) de cada modalidade, cuja ilustração seja sobre o tema: Rioeduca
  3. um(a) autor(a) de cada modalidade, cuja ilustração seja sobre o tema: Escola 3.0
  4. um(a) autor(a) de cada modalidade, cuja ilustração seja sobre o tema: Educoteca
  5. um(a) autor(a) de cada modalidade, cuja ilustração seja sobre o tema: Educomundo

Art. 2. A cerimônia de premiação ocorrerá no mês de julho em data e local a serem definidos e divulgados pelo Portal Rioeduca.

Art. 3. O prêmio "Ipad" não é cumulativo. Caso o autor da arte seja o primeiro colocado em mais de um tema, premiaremos o segundo colocado e assim sucessivamente.

CAPÍTULO VI: Das Disposições Gerais.

Art. 1. A Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais tem o direito de mudar qualquer artigo deste regulamento, desde que se faça necessário, durante o processo de realização das ações do concurso.

Art. 2. Toda e qualquer modificação deste regulamento será informada pelo Portal Rioeduca, divulgada às escolas e nas redes sociais do Rioeduca.

Art.3. Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela equipe da Subsecretaria de Novas Tecnologia Educacionais.



ANEXO I
FICHA DE INSCRIÇÃO
I CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES RIOEDUCA


Declaro estar ciente do que consta do Regulamento Oficial do I Concurso de Ilustrações Rioeduca. Para tanto, disponibilizo meus dados a fim de formalizar minha inscrição no referido concurso na modalidade __________________.

Nome Completo:
Matrícula (se educador):
Código SCA (se aluno):

Unidade Escolar (se educador ou aluno):

Data de Nascimento:
CPF (opcional para alunos):

Endereço Residencial:
Telefone (1):
Telefone (2):
E-mail:                                               
Se for educador, indique sua função:
Se for aluno, indique seu ano escolar:
Se for “ilustrador”, indique sua profissão e/ou ocupação:
           


ANEXO II
DECLARAÇÃO

Eu, [nome completo] ________________________________________________, formalizo minha inscrição no I Concurso de IlustraçõesRioeduca na Modalidade _____________________  e declaro ser de minha autoria a ilustração encaminhada em anexo neste mesmo email e que tal ilustração não constitui plágio de espécie alguma.

Declaro ainda que concedo e transfiro à Secretaria Municipal de Educação, sem quaisquer ônus para esta, em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos de uso sobre a ilustração, para qualquer tipo de utilização, publicação ou reprodução.


Rio de Janeiro, ________de ___________________ de 2012.


___________________________________________________
Assinatura do participante

_________________________________________________ RG: _______________________
Assinatura e RG do(a) responsável (no caso do participante sermenor de idade)




ANEXO III
Escola 3.0
Sistema que integra e articula as ações de modernização e informatização da Rede Municipal do Rio de Janeiro e que traz novas abordagens para o uso de tecnologias na educação, por meio de recursos pedagógicos e administrativos. É sustentado por três pilares:
Educopédia – Conteúdo pedagógico colaborativo;
Gestão Acadêmica – Todas as escolas conectadas a uma base de dados online;
Tecnologia nas Escolas – Todas as escolas com infraestrutura tecnológica adequada.

Educopédia
A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades contempladas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões.
Saiba mais em: www.educopedia.com.br

Rioeduca
O Rioeduca é um portal feito para e por professoras e professores, diretoras e diretores, coordenadoras e coordenadores, merendeiras, servidores da limpeza, familiares e todos aqueles que acreditam no salto da qualidade da educação pública do Rio. É um portal da Secretaria Municipal de Educação, mas que visa  mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas escolas, creches e EDIs. É um espaço de troca, de aprendizagem e principalmente de alegria.
Conheça o Portal: www.rioeduca.net

Educomundo - Game que será, na verdade, uma mistura de rede social, gincana anual, realidade aumentada e ARG (jogo de realidade alternada), incluindo todas as ações da extensividade da SME e fazendo com que as escolas cooperem, estimulando, inclusive, a competição entre estas.

Educoteca será a biblioteca virtual e multimídia da Educopédia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário