26 de março de 2012

E o que TARSILA tem a ver com tudo isso?



       No início do séc. XX, ainda era comum copiar as coisas que vinham da Europa . A música, a pintura e a literatura feitas aqui, de brasileiras, só tinham o nome, porque pareciam mais traduções das artes europeias.
      Até que um grupo de pessoas parou para pensar e resolveu se reunir para acabar com isso e começar a valorizar suas raízes: o que era verdadeiramente brasileiro! Então deram início a um movimento chamado "Modernismo". Esse movimento começou de verdade em 1922, quando aconteceu a Semana de Arte Moderna, um evento em que o grupo de artistas mostrou ao mundo suas ideias.
     - Ah, tudo bem, mas onde é que Tarsila do Amaral entra nessa história?
      Ela, que tinha nascido em 1886 e crescido em uma fazenda do interior de São Paulo, conhecia bem esse povo e suas belezas.
      Mas, sabe como é, as vezes a gente demora um pouco para notar as coisas que estão bem debaixo do nosso nariz. Por isso, depois de se divorciar do seu primeiro marido, com quem ela se casou quando tinha 20 anos, Tarsila passou um bom tempo morando na Europa, estudando artes plásticas com grandes mestres e pintando quadros.
       Tarsila não participou da Semana de Arte Moderna de 1922...que fique bem claro!
      Quando voltou para o Brasil, Tarsila conheceu a turma dos modernistas e se apaixonou por aqueles artistas cheios de ideia novas... e em especial por um deles, o escritor Oswald de Andrade, com quem se casou em 1926. E foi para o marido que, em 1928, Tarsila pintou seu quadro mais famoso, o "Abaporu". Quando Oswald viu aquela figura, toda colorida, ficou de queixo caído: mas aquilo era a tradução do movimento modernista! E, por causa do quadro, ele escreveu um dos textos modernistas mais importantes, o "Manifesto Antropófago"
     - Ué, mas antropófago não é quem come gente? Esse tal de Oswald era meio esquisitão, hein?
       Bom, é claro que o antropofagismo que ele estava propondo não era de verdade, era um jeito de simbolizar um pensamento!  O que o Oswald pensava era que a cultura europeia tinha que ser digerida pelo "organismo" brasileiro, as coisas boas tinham que se transformar em um novo jeito de fazer arte, e as coisas ruins tinham que ser jogadas fora! A Antropofagia propunha a digestão de influências estrangeiras, como no ritual canibal (em que se devora o inimigo com a crença de poder-se absorver suas qualidades), para que a arte nacional ganhasse uma feição mais brasileira.
       E foi assim que tudo começou, Tarsila participando de movimentos modernistas após essa Semana de 22...
Abaporu-1928



A Negra - 1923

Antropofagia - 1929


Cartão-Postal   -  1928


Urutu - 1928


Manacá - 1927


A lua - 1928


Sol Poente - 1929

Nenhum comentário:

Postar um comentário